REVISÃO - 1º BIMESTRE - 8º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA

FIGURAS DE LINGUAGEM




CONJUNÇÕES

Conjunções formam a classe de palavras que estabelecem relações de sentido entre elementos da oração.
Podem ser classificadas como COORDENATIVAS ou SUBORDINATIVAS.

Conjunções coordenativas

As conjunções coordenativas ligam palavras e orações que são independentes entre si. Essas conjunções têm cinco subclassificações, de acordo com o sentido que estabelecem entre os elementos que ligam.


Clique aqui para jogar

ARTIGO DE OPINIÃO


Os artigos de opinião expõem temas de interesse da sociedade. 
Assim, é usual que sejam abordados fatos recentes, muitas vezes polêmicos, e de grande repercussão.

Características

São textos argumentativos, onde o ponto de vista do autor sobre determinado assunto é evidenciado.
Para comprovar a tese defendida, devem ser usados dados, fatos e outros elementos.
É permitido usar verbos na primeira pessoa do singular, mesmo que muitos autores optem pela terceira pessoa.
O artigo de opinião é, geralmente, curto, para se encaixar aos espaços pré-determinados dos canais de imprensa, e assinado.


Estrutura


Introdução a apresentação do ponto de vista.

Desenvolvimento com argumentaçãonos parágrafos secundários, é o momento de expor todos os recursos disponíveis para defender o seu ponto de vista. Vale dizer que aqui também há espaço para contra-argumentar. Ou seja, se antecipar aos possíveis questionamentos de leitores com opiniões contrárias.

Conclusão - O artigo de opinião se encerra com uma conclusão. Nela, o autor deve fazer uma síntese do que foi dito e reforçar a tese defendida.



ESTRUTURA DA NOTÍCIA

MANCHETE = Uma manchete é o título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista.


TÍTULO
= Também pode ser conhecido como subtítulo, tem a função de completar a informação da manchete e pode ser facultativo.


LEAD = trata-se de um dos dados mais básicos de uma matéria jornalística. Esses dados formam o primeiro parágrafo de cada texto jornalístico e deve responder às perguntas: QUEM? O QUÊ? QUANDO? ONDE?












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

9º Ano - 2024 - Língua Portuguesa

9º Ano - 2025 - Língua Portuguesa

Sequência de Atividades do conto “Venha ver o pôr do sol”