AAP - 8º Ano - 2º Bimestre de 2022.

ESTAÇÃO 1 

Leia o texto abaixo.

 

Perdidos na excursão

 

Marquito desabou na poltrona. Completamente moído. Exausto! Agarrou o telefone, ligou pro Tiagão. Dos dois lados do fio, só queixas e reclamações. [...]

Só confusão durante a excursão inteira. [...]

Marquito relembrou a saída orgulhosa. Um final de semana ecológico-aventureiro. Certeza de voltar triunfantes! [...] Turma animada e a fim de descobrir o esconderijo-paraíso dos micos-leões-dourados. Tiagão ouvia rindo. [...] Lembrou da primeira desviada. Um caminho lindo que deu numa cachoeira despencante.

Depois, só mancadas... A chuva desviante da trilha. A paralisada hesitante se era pra virar à direita ou à esquerda. [...] As voltas, semivoltas, voltas inteiras. [...]

Marquito parou de sorrir. Partiu pros desabafos gritados. A armação das tendas no escuro [...]. O dar de cara com uma margem do rio sem nenhuma ponte para cruzar [...].

Tiagão [...] desligou avisando que foi a primeira e última excursão ecológica. Pra ele, fim de papo. Marquito resmungou [...]. Jurou jurado. Outra, só sabendo antes por onde ia pisar. Chegava de perder tempo, perder a paciência [...].

 

ABRAMOVICH, Fanny. Perdidos na excursão In: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3214/perdidos-na-excursao. Acesso em: 10 maio 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

 

1. Nesse texto, a história termina quando

a)     As personagens finalizam a ligação reclamando da excursão.

b)     As personagens saem orgulhosas para uma excursão.

c)     Marquito desaba na poltrona.

d)     Marquito liga para Tiagão.

 

2. De acordo com esse texto, a turma estava animada e a fim de descobrir

a.     A armação das tendas no escuro.

b.     A margem do rio sem nenhuma ponte.

c.      O caminho lindo para uma cachoeira despencante.

d.     O esconderijo-paraíso dos micos-leões-dourados.

 

3. Entende-se desse texto que as personagens

a)     Costumavam acampar com os amigos.

b)     Desobedeceram às regras da excursão.

c)     Ficaram decepcionadas com a excursão.

d)     Se perderam da turma durante o passeio.

 


ESTAÇÃO 2

 

Leia o texto abaixo.

 

Contação de histórias: essencial na educação infantil

 

Contar histórias na infância é algo até natural. Quem nunca contou uma historinha para uma criança? Ou, quem nunca ouviu uma história de alguém? É até comum e só traz benefícios aos pequenos. [...]

Conforme pesquisa, “é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação infantil”.

Como noticiado neste diário, Rancharia foi a última cidade da região de Presidente Prudente a receber, ontem, atrações do 13º Viagem Literária, 2º módulo Contação de Histórias: Contos Populares. Iniciado em novembro do ano passado, continua até dia 29 outubro de 2021 em outras diversas cidades do Estado. Sua proposta é estimular a formação de novos leitores [...].

Para todas as idades, a leitura enriquece o conhecimento. Mas, para os da primeira infância, uma fase de muitos aprendizados, proporciona desenvolvimento de habilidades, ampliação de vocabulário e estímulos da imaginação. [...]

A leitura é fundamental em todas as fases da vida porque só agrega ao conhecimento de quem ouve a leitura e de quem lê. [...] A história motiva, cura, incentiva a criatividade, traz liberdade e muito conhecimento. Seja um propagador deste tipo de cultura [...]. Dê livros de presente, leia para os pequenos, incentive.

 

O IMPARCIAL. Contação de histórias: essencial na educação infantil. 2021. Disponível em: <https://www.imparcial.com.br/noticias/contacao-de-historias-essencial-na-educacao-infantil,46854>. Acesso em: 6 maio 2022. Fragmento.

 

4. Nesse texto, para defender que a contação de histórias faz bem às crianças, o autor utiliza como argumento o trecho:

a)     “‘Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação infantil’.”. (2º parágrafo)

b)     “Como noticiado neste diário, Rancharia foi a última cidade da região de Presidente Prudente a receber, ontem, atrações...”. (3º parágrafo)

c)     “Seja um propagador deste tipo de cultura...”. (5º parágrafo)

d)     “Dê livros de presente, leia para os pequenos...”. (5º parágrafo)

 

5. Nesse texto, no trecho “Ou, quem nunca ouviu uma história de alguém?” (1º parágrafo), o ponto de interrogação foi utilizado para

a)     Demonstrar insegurança.

b)     Expressar uma preocupação do autor.

c)     Indicar uma comunicação com o leitor.

d)     Sugerir deboche.

 

ESTAÇÃO 3 

 

Leia o texto abaixo.

 

A chave de ouro

 

Certa vez, durante o inverno, a terra estava toda coberta de neve e um [...] rapazinho foi obrigado a sair de trenó para arranjar um pouco de lenha.

Quando já tinha juntado a lenha e carregado o trenó, sentiu-se tão enregelado1 que resolveu [...] acender uma fogueira a fim de aquecer-se um pouco.

Com o machado removeu a neve e [...] encontrou uma pequena chave de ouro. Então, calculou que onde estava a chave deveria estar também a fechadura; cavoucou a terra e não tardou a descobrir uma caixinha de ferro. “[...] que a chave lhe sirva!” – pensou – esta caixinha com certeza encerra coisas preciosas.”

Virou-a de um lado e de outro, mas não percebeu nenhum buraco; por fim, depois de verificar mais atentamente, descobriu um buraquinho, mas tão pequenino que quase não se via.

Experimentou colocar a chave e esta servia perfeitamente. Deu uma volta e... Bem, agora temos de esperar até que se abra de todo e levante a tampa; só assim saberemos quais maravilhas havia na caixinha.

 

*Vocabulário:
1enregelado: congelado, que tem muito frio.

 

Disponível em: <https://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/a_chave_de_ouro>. Acesso em: 5 maio 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

 

6. O narrador desse texto

a)     Conta uma história que aconteceu com ele.

b)     Participa da história como personagem secundário.

c)     Relata acontecimentos que ouviu de outra pessoa.

d)     Sabe o que se passa no íntimo dos personagens.

 

7. Nesse texto, o rapazinho foi obrigado a sair de trenó para arranjar

a)     Um machado.

b)     Um pouco de lenha.

c)     Uma caixinha de ferro.

d)     Uma chave.

 

8. Esse texto é um conto, pois

a)     Descreve o roteiro de uma viagem.

b)     Informa a respeito de acontecimentos atuais.

c)     Narra uma história curta e com poucos personagens.

d)     Tem uma estrutura baseada em perguntas e respostas.

 

ESTAÇÃO 4


Leia os textos abaixo.

 

Texto 1: Em dias de muito calor, toda atenção é fundamental

 

Os dias estão muito quentes. As temperaturas passam dos 30 graus [...]. E, em dias tão quentes, os cuidados com o corpo e a saúde são essenciais. Como noticiado neste diário, as frutas são fontes de vitaminas e minerais (auxiliam em todo metabolismo, inclusive no dos carboidratos e proteínas) [...]. Sucos no verão também são sempre bem-vindos, pois também contribuem na hidratação e na reposição de vitaminas e minerais. [...]

Muita gente, por conta do calor excessivo, chega à exaustão. Ou seja, uma perda excessiva de sais (eletrólitos) e líquidos devido ao calor [...].

Em dias em que mais parece que se tem um sol para cada um, é fundamental manter a hidratação em dia. Muita água e comidas leves. E, claro, o bom e velho protetor solar. [...] Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre às 10 e às 16 horas. [...]

Moramos em uma região de calor intenso, com temperaturas altas e, por isso, todo cuidado é importante. [...] Proteja-se!

 

O IMPARCIAL. Em dias de muito calor, toda atenção é fundamental. 2022. Disponível em: <https://bityli.com/OSmgy>.
Acesso em: 6 maio 2022. Fragmento.

 

Texto 2: A regra é clara: muita água

 

Os dias são de muito calor. A região apresenta altas temperaturas e somente sombra, água e roupas frescas podem ajudar a amenizar a sensação quente. [...]

O Imparcial noticiou o aumento da venda de galões de água. Chega a crescer 80% os pedidos, claramente por causa do calor.

Nessa época do ano, o cuidado deve ser redobrado com idosos e crianças. E tem um “pessoal” especial que também merece essa atenção: os animais de estimação. É essencial manter o animal hidratado. Como noticiado neste diário, o tutor pode promover a hidratação ao pet oferecendo água fresca com cubinhos de gelos [...].

A hidratação é fundamental nos dias quentes. [...]

Então, a regra é clara: muita água [...].

 

O IMPARCIAL. A regra é clara: muita água. 2022. Disponível em: <https://bityli.com/ELxaBG>. Acesso em: 6 maio 2022.

 

9. Esses textos são parecidos, porque

a)     abordam a importância da hidratação em dias quentes.

b)     citam as vantagens do consumo de frutas no verão.

c)     informam o crescimento nas vendas de galões de água.

d)     mencionam a necessidade de usar protetor solar.

 

10. No texto 1, no trecho “...parece que se tem um sol para cada um...” (3º parágrafo), a figura de linguagem foi utilizada para

a)     Atribuir características de seres animados ao sol.

b)     Fazer uma comparação entre as regiões mais quentes.

c)     Ironizar a forma como as pessoas se hidratam no calor.

d)     Mostrar a intensidade do calor em dias mais quentes.

 

ESTAÇÃO 5 


Leia o texto e responda as questões 11 e 12.

 

Viva de novo

 

É tão bom sentir-me viva de novo

 

Caminhar sem medo de cair

 

Andar livre, caminhar e sentir

 

Não me preocupar, amar-me por fim [...]

 

Viver para mim, perder-me assim

 

Amando o mundo, respeitando-o

 

Caminhando cantando, sonhando-o

 

Gritar sem medo de o fazer por fim

 

Rir até não mais poder, viver a liberdade

 

Sem me comprometer, sem sentir nenhuma saudade

 

 

NOITE, Bianca. Viva de novo. In: Simples Poemas. Disponível em: https://simplespoemas.blogs.sapo.pt/34977.html. Acesso em: 5 maio 2022. Fragmento.

 

11. Nesse texto, o eu lírico

a)     Demonstra cantar bem.

b)     Deseja viver de forma irresponsável.

c)     Expressa um sentimento de liberdade.

d)     Gosta de fazer piadas.

 

12. Esse texto é um poema, pois

a)     Divulga a realização de um evento.

b)     É organizado em perguntas e respostas.

c)     Ensina a realizar um procedimento.

d)     Está estruturado em versos e estrofes.

 

 

Leia o texto e responda à questão 13.

 

É preciso imaginar

 

É preciso imaginar

 

Que o peixe precisa

 

Da água

 

Do rio para nadar

 

O macaco precisa

 

Do galho

 

Da árvore para pular

 

A formiga precisa

 

Da terra bem quente

 

Para morar

 

O pássaro precisa

 

Do ar e do vento

 

Para voar

 

A gente precisa

 

Do pensamento

 

Para imaginar?

 

SILVA, Alécio Donizete da. Os bichos falam português. Curitiba: 2020.

 

13. De acordo com esse texto, o pássaro precisa

a)     Da água do rio para nadar.

b)     Da terra bem quente para morar.

c)     Do ar e do vento para voar.

d)     Do pensamento para imaginar.


 

ESTAÇÃO 6 

 

Leia o texto abaixo.

 

Etnoherpetólogo/a!

 

[...] As ecólogas Beatriz Nunes Cosendey [...] e Vanderlaine de Amaral Menezes [...] foram entrevistadas [...] para falar sobre a etnoherpetologia.

A etnociência é uma ciência interdisciplinar, isso significa que ela pode ser estudada a partir do campo da música – “etnomúsica”; da alimentação – “etnogastronomia” [...], entre outras áreas. [...]

Mas e a etnoherpetologia?! Beatriz dá a dica: “A nossa profissão estuda um ramo específico da etnozoologia, que se chama herpetologia! Quem trabalha com herpetologia pesquisa [...] as belas tartarugas, os lagartos, as cobras, os jacarés [...] e também os sapos, rãs e pererecas [...].

Quem trabalha com etnoherpetologia investiga a relação das pessoas com esses animais e o conhecimento que possuem sobre eles. [...]

“Essa Ciência busca compreender como esses animais são vistos pelas populações locais, entendendo o tipo de relação que os moradores possuem com eles [...]”, explica Beatriz.

Vanderlaine ainda ressalta: “Atualmente, muitas espécies estão sujeitas a mudanças nas condições físicas e climáticas dos locais onde vivem devido a degradação ambiental [...]”.

Imagine como essas informações são importantes em tempos onde espécies de répteis e anfíbios estão ameaçadas no mundo todo?! [...]

 

ABREU, Cathia. Etnoherpetólogo/a! In: Ciência Hoje das Crianças. 2020. Disponível em: <http://chc.org.br/artigo/etnoherpetologo-a/>. Acesso em: 9 maio 2022. Fragmento.

 

14. Um trecho desse texto que apresenta a citação de uma fala é:

a)     “... pode ser estudada a partir do campo da música – ‘etnomúsica’...”. (2º parágrafo)

b)     “... investiga a relação das pessoas com esses animais...”. (4º parágrafo)

c)     “Vanderlaine ainda ressalta: ‘Atualmente, muitas espécies estão sujeitas a mudanças nas condições físicas e climáticas’...”. (6º parágrafo)

d)     “Imagine como essas informações são importantes em tempos onde espécies de répteis e anfíbios estão ameaçadas...”. (7º parágrafo)

 

Leia o texto abaixo.

 

Milton Nascimento anuncia última turnê da carreira com vídeo emocionante

 

No ano em que completa 80 anos de idade, Milton Nascimento decidiu brindar os fãs com uma turnê especial. Segundo ele, a última antes da despedida dos palcos.

A série de shows passará por cidades brasileiras e de outros países (Itália, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos) até o fim de 2022. [...]

O primeiro show da agenda, que prevê 17 apresentações, será [...] no Rio de Janeiro, no dia 11 de junho, para convidados. [...]

O último espetáculo, encerrando a turnê, acontecerá em 13 de novembro, no Mineirão, em Belo Horizonte. [...]

A história de Milton na música começou na década de 60, quando ele cantava pelo interior de Minas Gerais.

Na época, o compositor ficou conhecido nacionalmente após Elis Regina interpretar “Canção do Sal”, gravada em 1965 pela artista. [...]

 

CARVALHO, Monique de. Milton Nascimento anuncia última turnê da carreira com vídeo emocionante. In: Só notícia boa. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3NmN0ka. Acesso em: 23 maio 2022. Fragmento.

 

15. O assunto desse texto é

a)     A canção de Milton Nascimento gravada em 1965.

b)     A última turnê da carreira de Milton Nascimento.

c)     O aniversário de 80 anos de Milton Nascimento.

d)     O início da história de Milton Nascimento na música.

e)     Parte inferior do formulário

 

ESTAÇÃO 7 

 

Leia o texto abaixo.

 

Por que cachorro corre atrás do próprio rabo?

 

Se você tem um cachorro de estimação, provavelmente já deve ter flagrado alguma cena do animalzinho correndo atrás do próprio rabo, em círculos. [...]

De acordo com Rubia Burnier, veterinária e terapeuta de animais, há mais de uma justificativa para esse comportamento [...]. Uma das explicações, conforme a especialista, seria a percepção de que correr em círculos desperta a atenção do dono. “O cachorro pode transformar isso numa estratégia”, diz Rubia.

Também por tédio ou falta de estimulação ambiental, cães com forte instinto de caça podem canalizar essa necessidade não realizada “caçando o próprio rabo”, explica a veterinária. [...]

 

TERRA. Por que cachorro corre atrás do próprio rabo? 2013. Disponível em: <https://bit.ly/3M43uNW>. Acesso em: 11 maio 2022. Fragmento.

 

16. Esse texto foi escrito para

a)     apresentar uma reflexão.

b)     contar uma história.

c)     divulgar uma informação.

d)     ensinar uma tarefa.

 

17. Nesse texto, no final do 2º parágrafo, as aspas foram usadas para

a.     Citar um trecho de livro.

b.     Indicar um título de livro.

c.      Marcar uma fala.

d.     Mostrar uma tradução.

 

18. Nesse texto, no trecho “... animalzinho correndo...” (1º parágrafo), a terminação “-inho” foi usada para

a)     Indicar tamanho.

b)     Marcar afetividade.

c)     Mostrar deboche.

d)     Mostrar quantidade

 

ESTAÇÃO 8 

 

Leia o texto abaixo.

 

Caderno de Elogios criado por professora melhora autoestima dos alunos

 

Olha que legal! Um caderno de elogios para incentivar e melhorar a autoestima dos alunos. A ideia é da professora Sandra Cristina, que implantou o método há 15 anos em uma escola de Maxaranguape (RN) e até hoje colhe os frutos dessa boa ideia. [...]

Com o caderno, a professora mostrou que com palavras positivas e frases afirmativas, os estudantes poderiam descobrir a autoestima o que, com o tempo ela percebeu, melhorou o desempenho e o relacionamento dentro e fora da escola.

Sandra ressalta ainda que o caderno mostra como o afeto do aluno para com ele mesmo, da família e entre os colegas de sala e funcionários da escola, atrelado ao conhecimento adquirido nas aulas, pode construir outra visão de vida nos estudantes. [...]

 

OLIVEIRA, Rinaldo de. Caderno de Elogios criado por professora melhora autoestima dos alunos. In: Só notícia boa. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3N0sx4h. Acesso em: 9 maio 2022. Fragmento.

 

19. Nesse texto, no trecho “Olha que legal!” (1º parágrafo), o ponto de exclamação foi usado para

a)     Apresentar ordem.

b)     Indicar ironia.

c)     Mostrar entusiasmo.

d)     Sugerir surpresa.

 

20. Nesse texto, no trecho “... para com ele mesmo...” (3º parágrafo), o termo em destaque retoma

a)     Afeto.

b)     Aluno.

c)     Caderno.

d)     Método.

 

21. Nesse texto, no trecho “... para incentivar e melhorar a autoestima...” (1º parágrafo), o termo destacado foi usado para

a)     Apontar explicação.

b)     Apresentar oposição.

c)     Indicar conclusão.

d)     Marcar adição.

 

ESTAÇÃO 9 

 


Leia o texto 1 para responder à questão 22:



22. Entende-se desse texto que as pessoas devem:

 

a)     Comprar produtos recicláveis.

b)     Descartar o lixo corretamente.

c)     Realizar o plantio de árvores.

d)     Ter ideias mais criativas. 

 

Leia o texto 2 para responder às questões 23 e 24:



23. O objetivo desse texto é

a)     Conscientizar o leitor.

b)     Divertir o leitor.

c)     Divulgar uma pesquisa.

d)     Fazer uma reclamação

 

24. Nesse texto, no trecho “Não é pra dar bobeira...”, a linguagem utilizada é

a)     Científica.

b)     Informal.

c)     Padrão.

d)     Técnica.



Leia o texto 3 para responder à questão 25:

 


 

25. Esse texto é engraçado, porque

a)     O casal conversa de olhos fechados.

b)     O casal está apaixonado pelo gato.

c)     O gato dorme de durante o dia e acorda o casal à noite.

d)     O gato faz charme para dormir e deixa o casal encantado.

 

 Leia o texto 4 para responder à questão 26: 



26. Nesse texto, a expressão “Paratrigona subnuda” foi escrita de forma diferente para

a)     Apontar um nome científico.

b)     Destacar o trecho de um livro.

c)     Marcar a fala de uma pessoa.

d)     Mostrar o título de uma obra.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

9º Ano - 2024 - Língua Portuguesa

9º Ano - 2025 - Língua Portuguesa

Sequência de Atividades do conto “Venha ver o pôr do sol”