AAP - 8º Ano - 2º Bimestre de 2022.
ESTAÇÃO 1
Leia o texto abaixo.
Perdidos na
excursão
Marquito
desabou na poltrona. Completamente moído. Exausto! Agarrou o telefone, ligou
pro Tiagão. Dos dois lados do fio, só queixas e reclamações. [...]
Só
confusão durante a excursão inteira. [...]
Marquito
relembrou a saída orgulhosa. Um final de semana ecológico-aventureiro. Certeza
de voltar triunfantes! [...] Turma animada e a fim de descobrir o
esconderijo-paraíso dos micos-leões-dourados. Tiagão ouvia rindo. [...] Lembrou
da primeira desviada. Um caminho lindo que deu numa cachoeira despencante.
Depois,
só mancadas... A chuva desviante da trilha. A paralisada hesitante se era pra
virar à direita ou à esquerda. [...] As voltas, semivoltas, voltas inteiras.
[...]
Marquito
parou de sorrir. Partiu pros desabafos gritados. A armação das tendas no escuro
[...]. O dar de cara com uma margem do rio sem nenhuma ponte para cruzar [...].
Tiagão
[...] desligou avisando que foi a primeira e última excursão ecológica. Pra
ele, fim de papo. Marquito resmungou [...]. Jurou jurado. Outra, só sabendo
antes por onde ia pisar. Chegava de perder tempo, perder a paciência [...].
ABRAMOVICH,
Fanny. Perdidos na excursão In: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3214/perdidos-na-excursao.
Acesso em: 10 maio 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
1. Nesse texto, a história termina
quando
a)
As personagens finalizam a ligação
reclamando da excursão.
b)
As personagens saem orgulhosas para
uma excursão.
c)
Marquito desaba na poltrona.
d)
Marquito liga para Tiagão.
2. De acordo com esse texto, a turma
estava animada e a fim de descobrir
a.
A armação das tendas no escuro.
b.
A margem do rio sem nenhuma ponte.
c.
O caminho lindo para uma cachoeira
despencante.
d.
O esconderijo-paraíso dos
micos-leões-dourados.
3. Entende-se desse texto que as
personagens
a)
Costumavam acampar com os amigos.
b)
Desobedeceram às regras da excursão.
c)
Ficaram decepcionadas com a excursão.
d)
Se perderam da turma durante o
passeio.
ESTAÇÃO 2
Leia o texto abaixo.
Contação de
histórias: essencial na educação infantil
Contar
histórias na infância é algo até natural. Quem nunca contou uma historinha para
uma criança? Ou, quem nunca ouviu uma história de alguém? É até comum e só traz
benefícios aos pequenos. [...]
Conforme
pesquisa, “é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso
estímulo à imaginação. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e
socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação
infantil”.
Como
noticiado neste diário, Rancharia foi a última cidade da região de Presidente
Prudente a receber, ontem, atrações do 13º Viagem Literária, 2º módulo Contação
de Histórias: Contos Populares. Iniciado em novembro do ano passado, continua
até dia 29 outubro de 2021 em outras diversas cidades do Estado. Sua proposta é
estimular a formação de novos leitores [...].
Para
todas as idades, a leitura enriquece o conhecimento. Mas, para os da primeira
infância, uma fase de muitos aprendizados, proporciona desenvolvimento de
habilidades, ampliação de vocabulário e estímulos da imaginação. [...]
A
leitura é fundamental em todas as fases da vida porque só agrega ao
conhecimento de quem ouve a leitura e de quem lê. [...] A história motiva,
cura, incentiva a criatividade, traz liberdade e muito conhecimento. Seja um
propagador deste tipo de cultura [...]. Dê livros de presente, leia para os
pequenos, incentive.
O
IMPARCIAL. Contação de histórias: essencial na educação infantil. 2021.
Disponível em: <https://www.imparcial.com.br/noticias/contacao-de-historias-essencial-na-educacao-infantil,46854>.
Acesso em: 6 maio 2022. Fragmento.
4. Nesse texto, para defender que a
contação de histórias faz bem às crianças, o autor utiliza como argumento o trecho:
a)
“‘Por auxiliar no desenvolvimento
físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante
aliada da educação infantil’.”. (2º parágrafo)
b)
“Como noticiado neste diário,
Rancharia foi a última cidade da região de Presidente Prudente a receber,
ontem, atrações...”. (3º parágrafo)
c)
“Seja um propagador deste tipo de
cultura...”. (5º parágrafo)
d)
“Dê livros de presente, leia para os
pequenos...”. (5º parágrafo)
5. Nesse texto, no trecho “Ou, quem
nunca ouviu uma história de alguém?” (1º parágrafo), o ponto de interrogação
foi utilizado para
a)
Demonstrar insegurança.
b)
Expressar uma preocupação do autor.
c)
Indicar uma comunicação com o leitor.
d)
Sugerir deboche.
ESTAÇÃO 3
Leia o texto abaixo.
A chave de ouro
Certa
vez, durante o inverno, a terra estava toda coberta de neve e um [...]
rapazinho foi obrigado a sair de trenó para arranjar um pouco de lenha.
Quando
já tinha juntado a lenha e carregado o trenó, sentiu-se tão
enregelado1 que resolveu [...] acender uma fogueira a fim de aquecer-se um
pouco.
Com
o machado removeu a neve e [...] encontrou uma pequena chave de ouro. Então,
calculou que onde estava a chave deveria estar também a fechadura; cavoucou a
terra e não tardou a descobrir uma caixinha de ferro. “[...] que a chave lhe
sirva!” – pensou – esta caixinha com certeza encerra coisas preciosas.”
Virou-a
de um lado e de outro, mas não percebeu nenhum buraco; por fim, depois de
verificar mais atentamente, descobriu um buraquinho, mas tão pequenino que
quase não se via.
Experimentou
colocar a chave e esta servia perfeitamente. Deu uma volta e... Bem, agora
temos de esperar até que se abra de todo e levante a tampa; só assim saberemos
quais maravilhas havia na caixinha.
*Vocabulário:
1enregelado: congelado, que tem muito frio.
Disponível em:
<https://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/a_chave_de_ouro>. Acesso
em: 5 maio 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
6. O narrador desse texto
a)
Conta uma história que aconteceu com
ele.
b)
Participa da história como personagem
secundário.
c)
Relata acontecimentos que ouviu de
outra pessoa.
d)
Sabe o que se passa no íntimo dos
personagens.
7. Nesse texto, o rapazinho foi
obrigado a sair de trenó para arranjar
a)
Um machado.
b)
Um pouco de lenha.
c)
Uma caixinha de ferro.
d)
Uma chave.
8. Esse texto é um conto, pois
a)
Descreve o roteiro de uma viagem.
b)
Informa a respeito de acontecimentos
atuais.
c)
Narra uma história curta e com poucos
personagens.
d)
Tem uma estrutura baseada em perguntas
e respostas.
ESTAÇÃO 4
Leia os textos abaixo.
Texto 1: Em dias
de muito calor, toda atenção é fundamental
Os
dias estão muito quentes. As temperaturas passam dos 30 graus [...]. E, em dias
tão quentes, os cuidados com o corpo e a saúde são essenciais. Como noticiado
neste diário, as frutas são fontes de vitaminas e minerais (auxiliam em todo
metabolismo, inclusive no dos carboidratos e proteínas) [...]. Sucos no verão
também são sempre bem-vindos, pois também contribuem na hidratação e na
reposição de vitaminas e minerais. [...]
Muita
gente, por conta do calor excessivo, chega à exaustão. Ou seja, uma perda
excessiva de sais (eletrólitos) e líquidos devido ao calor [...].
Em
dias em que mais parece que se tem um sol para cada um, é fundamental manter a
hidratação em dia. Muita água e comidas leves. E, claro, o bom e velho protetor
solar. [...] Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre às 10 e às 16
horas. [...]
Moramos
em uma região de calor intenso, com temperaturas altas e, por isso, todo
cuidado é importante. [...] Proteja-se!
O
IMPARCIAL. Em dias de muito calor, toda atenção é fundamental. 2022.
Disponível em: <https://bityli.com/OSmgy>.
Acesso em: 6 maio 2022. Fragmento.
Texto 2: A
regra é clara: muita água
Os
dias são de muito calor. A região apresenta altas temperaturas e somente
sombra, água e roupas frescas podem ajudar a amenizar a sensação quente. [...]
O
Imparcial noticiou o aumento da venda de galões de água. Chega a crescer 80% os
pedidos, claramente por causa do calor.
Nessa
época do ano, o cuidado deve ser redobrado com idosos e crianças. E tem um
“pessoal” especial que também merece essa atenção: os animais de estimação. É
essencial manter o animal hidratado. Como noticiado neste diário, o tutor pode
promover a hidratação ao pet oferecendo água fresca com cubinhos de gelos
[...].
A
hidratação é fundamental nos dias quentes. [...]
Então,
a regra é clara: muita água [...].
O
IMPARCIAL. A regra é clara: muita água. 2022. Disponível em:
<https://bityli.com/ELxaBG>. Acesso em: 6 maio 2022.
9. Esses textos são parecidos, porque
a)
abordam a importância da hidratação em
dias quentes.
b)
citam as vantagens do consumo de
frutas no verão.
c)
informam o crescimento nas vendas de
galões de água.
d)
mencionam a necessidade de usar
protetor solar.
10. No texto 1, no trecho “...parece
que se tem um sol para cada um...” (3º parágrafo), a figura de linguagem foi
utilizada para
a)
Atribuir características de seres
animados ao sol.
b)
Fazer uma comparação entre as regiões
mais quentes.
c)
Ironizar a forma como as pessoas se
hidratam no calor.
d) Mostrar a intensidade do calor em dias mais quentes.
ESTAÇÃO 5
Leia o texto e responda as questões 11
e 12.
Viva de novo
É tão bom
sentir-me viva de novo
Caminhar sem medo
de cair
Andar livre,
caminhar e sentir
Não me preocupar,
amar-me por fim [...]
Viver para mim,
perder-me assim
Amando o mundo,
respeitando-o
Caminhando
cantando, sonhando-o
Gritar sem medo
de o fazer por fim
Rir até não mais
poder, viver a liberdade
Sem me
comprometer, sem sentir nenhuma saudade
NOITE, Bianca. Viva de novo. In:
Simples Poemas. Disponível em: https://simplespoemas.blogs.sapo.pt/34977.html. Acesso
em: 5 maio 2022. Fragmento.
11. Nesse texto, o eu lírico
a)
Demonstra cantar bem.
b)
Deseja viver de forma irresponsável.
c)
Expressa um sentimento de liberdade.
d)
Gosta de fazer piadas.
12. Esse texto é um poema, pois
a)
Divulga a realização de um evento.
b)
É organizado em perguntas e respostas.
c)
Ensina a realizar um procedimento.
d)
Está estruturado em versos e estrofes.
Leia o texto e responda à questão 13.
É preciso
imaginar
É preciso
imaginar
Que o peixe
precisa
Da água
Do rio para nadar
O macaco precisa
Do galho
Da árvore para
pular
A formiga precisa
Da terra bem
quente
Para morar
O pássaro precisa
Do ar e do vento
Para voar
A gente precisa
Do pensamento
Para imaginar?
SILVA, Alécio
Donizete da. Os bichos falam português. Curitiba: 2020.
13. De acordo com esse texto, o
pássaro precisa
a)
Da água do rio para nadar.
b)
Da terra bem quente para morar.
c)
Do ar e do vento para voar.
d)
Do pensamento para imaginar.
ESTAÇÃO 6
Leia o texto abaixo.
Etnoherpetólogo/a!
[...]
As ecólogas Beatriz Nunes Cosendey [...] e Vanderlaine de Amaral Menezes [...]
foram entrevistadas [...] para falar sobre a etnoherpetologia.
A
etnociência é uma ciência interdisciplinar, isso significa que ela pode ser
estudada a partir do campo da música – “etnomúsica”; da alimentação –
“etnogastronomia” [...], entre outras áreas. [...]
Mas
e a etnoherpetologia?! Beatriz dá a dica: “A nossa profissão estuda um ramo
específico da etnozoologia, que se chama herpetologia! Quem trabalha com
herpetologia pesquisa [...] as belas tartarugas, os lagartos, as cobras, os
jacarés [...] e também os sapos, rãs e pererecas [...].
Quem
trabalha com etnoherpetologia investiga a relação das pessoas com esses animais
e o conhecimento que possuem sobre eles. [...]
“Essa
Ciência busca compreender como esses animais são vistos pelas populações
locais, entendendo o tipo de relação que os moradores possuem com eles [...]”,
explica Beatriz.
Vanderlaine
ainda ressalta: “Atualmente, muitas espécies estão sujeitas a mudanças nas
condições físicas e climáticas dos locais onde vivem devido a degradação
ambiental [...]”.
Imagine
como essas informações são importantes em tempos onde espécies de répteis e
anfíbios estão ameaçadas no mundo todo?! [...]
ABREU, Cathia.
Etnoherpetólogo/a! In: Ciência Hoje das Crianças. 2020. Disponível em:
<http://chc.org.br/artigo/etnoherpetologo-a/>. Acesso em: 9 maio 2022.
Fragmento.
14. Um trecho desse texto que
apresenta a citação de uma fala é:
a)
“... pode ser estudada a partir do
campo da música – ‘etnomúsica’...”. (2º parágrafo)
b)
“... investiga a relação das pessoas
com esses animais...”. (4º parágrafo)
c)
“Vanderlaine ainda ressalta:
‘Atualmente, muitas espécies estão sujeitas a mudanças nas condições físicas e
climáticas’...”. (6º parágrafo)
d) “Imagine como essas informações são importantes em tempos onde espécies de répteis e anfíbios estão ameaçadas...”. (7º parágrafo)
Leia o texto abaixo.
Milton Nascimento
anuncia última turnê da carreira com vídeo emocionante
No
ano em que completa 80 anos de idade, Milton Nascimento decidiu brindar os fãs
com uma turnê especial. Segundo ele, a última antes da despedida dos palcos.
A
série de shows passará por cidades brasileiras e de outros países (Itália,
Portugal, Inglaterra e Estados Unidos) até o fim de 2022. [...]
O
primeiro show da agenda, que prevê 17 apresentações, será [...] no Rio de
Janeiro, no dia 11 de junho, para convidados. [...]
O
último espetáculo, encerrando a turnê, acontecerá em 13 de novembro, no
Mineirão, em Belo Horizonte. [...]
A
história de Milton na música começou na década de 60, quando ele cantava pelo
interior de Minas Gerais.
Na
época, o compositor ficou conhecido nacionalmente após Elis Regina interpretar
“Canção do Sal”, gravada em 1965 pela artista. [...]
CARVALHO, Monique
de. Milton Nascimento anuncia última turnê da carreira com vídeo emocionante.
In: Só notícia boa. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3NmN0ka.
Acesso em: 23 maio 2022. Fragmento.
15. O assunto desse texto é
a)
A canção de Milton Nascimento gravada
em 1965.
b)
A última turnê da carreira de Milton
Nascimento.
c)
O aniversário de 80 anos de Milton
Nascimento.
d)
O início da história de Milton
Nascimento na música.
e)
Parte inferior do formulário
ESTAÇÃO 7
Leia o texto abaixo.
Por que cachorro
corre atrás do próprio rabo?
Se
você tem um cachorro de estimação, provavelmente já deve ter flagrado alguma
cena do animalzinho correndo atrás do próprio rabo, em círculos. [...]
De
acordo com Rubia Burnier, veterinária e terapeuta de animais, há mais de uma
justificativa para esse comportamento [...]. Uma das explicações, conforme a
especialista, seria a percepção de que correr em círculos desperta a atenção do
dono. “O cachorro pode transformar isso numa estratégia”, diz Rubia.
Também
por tédio ou falta de estimulação ambiental, cães com forte instinto de caça
podem canalizar essa necessidade não realizada “caçando o próprio rabo”,
explica a veterinária. [...]
TERRA. Por
que cachorro corre atrás do próprio rabo? 2013. Disponível em:
<https://bit.ly/3M43uNW>. Acesso em: 11 maio 2022. Fragmento.
16. Esse texto foi escrito para
a)
apresentar uma reflexão.
b)
contar uma história.
c)
divulgar uma informação.
d)
ensinar uma tarefa.
17. Nesse texto, no final do 2º
parágrafo, as aspas foram usadas para
a.
Citar um trecho de livro.
b.
Indicar um título de livro.
c.
Marcar uma fala.
d.
Mostrar uma tradução.
18. Nesse texto, no trecho “...
animalzinho correndo...” (1º parágrafo), a terminação “-inho” foi usada para
a)
Indicar tamanho.
b)
Marcar afetividade.
c)
Mostrar deboche.
d)
Mostrar quantidade
ESTAÇÃO 8
Leia o texto abaixo.
Caderno de
Elogios criado por professora melhora autoestima dos alunos
Olha
que legal! Um caderno de elogios para incentivar e melhorar a autoestima dos
alunos. A ideia é da professora Sandra Cristina, que implantou o método há 15
anos em uma escola de Maxaranguape (RN) e até hoje colhe os frutos dessa boa
ideia. [...]
Com
o caderno, a professora mostrou que com palavras positivas e frases
afirmativas, os estudantes poderiam descobrir a autoestima o que, com o tempo
ela percebeu, melhorou o desempenho e o relacionamento dentro e fora da escola.
Sandra
ressalta ainda que o caderno mostra como o afeto do aluno para com ele mesmo,
da família e entre os colegas de sala e funcionários da escola, atrelado ao
conhecimento adquirido nas aulas, pode construir outra visão de vida nos
estudantes. [...]
OLIVEIRA, Rinaldo
de. Caderno de Elogios criado por professora melhora autoestima dos alunos. In:
Só notícia boa. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3N0sx4h.
Acesso em: 9 maio 2022. Fragmento.
19. Nesse texto, no trecho “Olha que
legal!” (1º parágrafo), o ponto de exclamação foi usado para
a)
Apresentar ordem.
b)
Indicar ironia.
c)
Mostrar entusiasmo.
d)
Sugerir surpresa.
20. Nesse texto, no trecho “... para
com ele mesmo...” (3º parágrafo), o termo em destaque retoma
a)
Afeto.
b)
Aluno.
c)
Caderno.
d)
Método.
21. Nesse texto, no trecho “... para
incentivar e melhorar a autoestima...” (1º parágrafo), o termo destacado foi
usado para
a)
Apontar explicação.
b)
Apresentar oposição.
c)
Indicar conclusão.
d)
Marcar adição.
ESTAÇÃO 9
Leia o texto 1 para responder à
questão 22:
22. Entende-se desse texto que as pessoas devem:
a)
Comprar produtos recicláveis.
b)
Descartar o lixo corretamente.
c)
Realizar o plantio de árvores.
d) Ter ideias mais criativas.
Leia o texto 2 para responder às
questões 23 e 24:
23. O objetivo desse texto é
a)
Conscientizar o leitor.
b)
Divertir o leitor.
c)
Divulgar uma pesquisa.
d)
Fazer uma reclamação
24. Nesse texto, no trecho “Não é pra
dar bobeira...”, a linguagem utilizada é
a)
Científica.
b)
Informal.
c)
Padrão.
d)
Técnica.
Leia o texto 3 para responder à
questão 25:
25. Esse texto é engraçado, porque
a)
O casal conversa de olhos fechados.
b)
O casal está apaixonado pelo gato.
c)
O gato dorme de durante o dia e acorda
o casal à noite.
d)
O gato faz charme para dormir e deixa
o casal encantado.
26. Nesse texto, a expressão “Paratrigona subnuda” foi escrita de forma diferente para
a)
Apontar um nome científico.
b)
Destacar o trecho de um livro.
c)
Marcar a fala de uma pessoa.
d)
Mostrar o título de uma obra.
Comentários
Postar um comentário